terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Mombaça em Dacar / Senegal / FESMAN - Festival de Artes Negras

Festival Mundial de Artes Negras, em Dacar, recebe vários artistas brasileiros

Rio - Acontece até o dia 31 em Dacar, capital do Senegal, na África, a terceira edição do Festival Mundial de Artes Negras. O objetivo é revelar a visão de uma África livre, criativa e otimista, em contraponto à generalista versão sombria do continente.

Este ano (as outras edições foram em 1966, na mesma cidade, e em 1977, na Nigéria) o Brasil, segunda maior população negra no mundo depois da Nigéria, comparece com nomes de peso, como Gilberto Gil, Carlinhos Brown, Rappin’ Hood, Margareth Menezes, Rita Ribeiro, Paula Lima, Chico César e, único representante carioca, o cantor e compositor Mombaça.

Foto: Divulgação

“Vou à África desde 2001. Já passei pela África do Sul, Botsuana, Quênia e Togo”, recorda o artista. “Encontrei um público que não conhece a música brasileira. Não é como em Angola ou Moçambique, onde se fala a língua portuguesa. Por onde estive, as pessoas admiram o Brasil mais pelo esporte. Mas, sabendo que sou brasileiro, fui recebido com um carinho danado”, conta Mombaça.

O Carnaval do Rio de Janeiro, mais importante manifestação cultural brasileira conhecida mundialmente, fechará a Noite Brasileira em Dacar, com a escola de Samba Império Serrano. O Carnaval de Salvador chega com os grupos Ilê Ayê e Olodum.

O Festival Mundial das Artes Negras conta também com apresentações de dança e teatro, além de exposições e lançamento de livros. “Ir pra África é como voltar para minha casa. E para o país que vamos agora parece um sonho. É como diz a música: ‘Deve ser legal ser negão no Senegal’”, festeja Mombaça.



Fonte: http://odia.terra.com.br/portal/diversaoetv/html/2010/12/festival_mundial_de_artes_negras_em_dacar_recebe_varios_artistas_brasileiros_130999.html