quarta-feira, 3 de março de 2010

Mombaça lança pela Biscoito Fino o terceiro CD da carreira - Afro-Memória + Pretinhosidade

Mombaça – Afro-Memória + Pretinhosidade
Mombaça lança pela Biscoito Fino o terceiro CD da carreira, Afro-Memória + Pretinhosidade

Nascido em uma família musical, Mombaça começou a cantar aos cinco anos de idade, na Igreja Batista do bairro de Paciência (zona oeste do Rio de Janeiro), onde nasceu e foi criado. O primeiro disco da carreira intitulado Mombaça foi gravado em 1999 , lançado no ano 2000 e já contava com a participação da sua amiga Mart’nália.

O segundo saiu em 2002 e responde pelo título de Afro Memória, que nasceu em 2001, enquanto Mombaça participava da terceira Conferência Mundial Contra o Racismo (o Preconceito Social, a Xenofobia e Intolerâncias Correlatas) em Durban, África do Sul. Em 2007, em função do grande sucesso da canção Pretinhosidade, na voz da parceira Mart’nália, Mombaça resolveu reeditar o anterior e lançar seu terceiro CD, Afro Memória + Pretinhosidade.

Lançado em show homônimo em 20 de novembro - dia Nacional da Consciência Negra - o álbum perdeu duas faixas da versão original, mas recebeu uma gravação na voz do próprio autor - Pretinhosidade (Mombaça e Mart’nália) ganhou uma “mombacística” roupagem, leve e suingada, bem ao estilo de Mombaça.

Agora, março de 2010, o novo Afro Memória + Pretinhosidade está sendo lançado pela Biscoito Fino com 13 canções. Teria sido mais um contrato de distribuição entre um produtor de discos independente com uma gravadora, se ela não tivesse investido, pesado, em remasterizar todas as faixas do álbum, regravado Obnubilado com a participação da cantora Mart’nália, amiga e principal parceira Mombaça, além de incluir duas inéditas, Pra viver ou morrer de amor, com participação do cantor e compositor congolês Lokua Kanza e do pianista brasileiro João Carlos Coutinho, e Denegrir , com participação da cantora Maria Hime, filha de Francis e Olivia Hime.

Com nova arte assinada por Branca Escobar, foto da capa de Ricardo Cassiano e encarte de Cassiano e Eny Miranda, o disco vem temperado com um toque social e romântico, tônica do trabalho do Mombaça, o qual ainda traz na bagagem um mix de poeta, pesquisador, autor teatral e jornalista. No título e nas canções como Mandelas, dedicada ao líder sul-africano Nelson Mandela ou Entre nós, ao brasileiro Abdias do Nascimento, o cantor homenageia personalidades públicas de vários segmentos que lutaram e lutam por direitos civis.

“Fui influenciado, primeiramente, pela música evangélica de Feliciano Amaral, Otoniel e Oziel, Quartetos Crosslândia e Arautos do Senhor, Josely Scarabelly, Conjuntos Vencedores por Cristo e Grupo Ello. Só fui conhecer e gostar de MPB lá pelo final da minha adolescência. Comecei a fazer shows em “barzinhos” imitando a voz de Gilberto Gil. Nunca poderia imaginar que me tornaria parceiro dele em Torpedo, gravada no DC/DVD que comemora os dez anos de carreira da parceira Ana Carolina, sem contar que Sandra de Sá incluiu uma das nossas parcerias, Baile no asfalto, no disco que celebra seus 30 anos de carreira, conclui Mombaça que compôs todas as canções do Afro Memória + Pretinhosidade e assina a produção musical, os arranjos, as regências, as mixagens, a masterização e a direção geral.

Texto: Mombaça
Revisado por ACCAS - Ana Casseres de Almeida dos Santos

Márcia Vilella
Target Assessoria de Comunicação
21 2284 2475 | 8158 9692
www.target.inf.br

2 comentários:

  1. Cadê as capas dos discos? Seria interessante tê-los por aqui! Grande abraço Momba!

    ResponderExcluir
  2. Cadê as capas dos discos? Seria interessante tê-los por aqui! Grande abraço Momba!

    ResponderExcluir